Preenchimento facial

O preenchimento facial é recomendado para completar os sulcos e depressões que surgem na pele da face, resultantes do processo natural ou precoce de envelhecimento. O procedimento atenua as rugas e repõe o volume por meio da aplicação do ácido hialurônico na pele ou nos tecidos subcutâneos. A substância é uma das mais usadas para preenchimento e ainda melhora o contorno facial.
Locais onde o preenchimento facial pode ser utilizado
As indicações para o uso do preenchimento facial são:
- em rugas finas no rosto;
- no sulco nasogeniano (bigode chinês);
- como reposição e aumento de volume perdido do rosto, devido ao envelhecimento ou outras doenças como a lipodistrofia do HIV, levando à “bochecha murcha”;
- em rugas periorais, mais conhecidas como “rugas em código de barras”, localizadas na parte superior da boca;
- em sulcos do canto da boca e infralabiais;
- para a correção de cicatrizes, como de acne;
- no preenchimento labial (aumento do volume dos lábios);
- no preenchimento malar, que é a correção e remodelação da maçã do rosto;
- no preenchimento para olheiras e “olhos fundos”;
- no lóbulo das orelhas para corrigir a flacidez decorrente do envelhecimento;
Como é realizado o preenchimento facial
O procedimento é feito em consultórios e clínicas médicas dermatológicas, com anestesia local ou tópica e o uso de agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações, desde a derme superficial, a derme profunda e até o tecido subcutâneo, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para se aplicar o ácido.
No preenchimento dos lábios, a anestesia pode ser caracterizada como uma espécie de bloqueio da sensibilidade dos nervos do local, da mesma forma que a anestesia feita em procedimentos odontológicos.
Como age o ácido hialurônico nos locais onde é injetado?
O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e estimula o colágeno da região. Em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele. Os profissionais mais indicados para realizar o preenchimento com ácido hialurônico são os médicos dermatologistas.
Quais são as contraindicações para o preenchimento facial?
As contraindicações para o preenchimento dizem respeito à pacientes com determinadas condições de saúde, como:
- serem portadores da doença Lúpus Eritematoso Sistêmico;
- gravidez;
- amamentação;
- pessoas imunossuprimidas;
- alergia ao ácido hialurônico.
Pacientes que apresentam inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem submeter-se ao preenchimento. Não há idade mínima para a realização do procedimento. Normalmente, a procura pelo método inicia por volta dos 25 anos.
Resultado do preenchimento facial com ácido hialurônico
Normalmente, uma sessão de preenchimento facial já é o suficiente. Mas, caso os resultados ainda não sejam satisfatórios após a primeira sessão, é possível realizar um retoque.
Os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana depois da sessão, momento em que o inchaço do rosto começa a diminuir.
O tempo de duração dos efeitos do preenchimento não é permanente. Ele pode ficar no local de aplicação por um período de 12 a 20 meses, sendo absorvido pelo organismo aos poucos.
Antes de realizar o preenchimento facial, o paciente não deve tomar nenhum tipo de anticoagulante.
Cuidados após o preenchimento facial com ácido hialurônico
Após a realização do preenchimento facial, é recomendado evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores ao procedimento.
O uso do protetor solar previne o aparecimento de manchas na região da aplicação, por isso, seu uso é altamente recomendado. Os exercícios físicos devem ser evitados nas 24 horas subsequentes procedimento.
Pré-agendar consulta
Descubra do que sua pele precisa para ficar mais bonita e saudável. Preencha o formulário para pré-agendar uma consulta.