Facebook Pixel

03/12/2017 publicado por

O que é preciso fazer para manter a pele jovem?

O que é preciso fazer para manter a pele jovem?

Manter a pele jovem e com um aspecto saudável requer alguns cuidados diários, tanto no corpo quanto no rosto. Estes cuidados ajudam a prevenir manchas, rugas e linhas de expressão, além de auxiliar na manutenção da firmeza da pele.

Algumas pessoas têm uma tendência maior para desenvolver as marcas do envelhecimento na pele, manchas ou flacidez. Mas os fatores externos, como uma alimentação deficiente e a exposição prolongada ao sol, são determinantes para a má aparência da pele.

Dicas para manter a pele jovem e saudável

As palavras de ordem para manter a pele jovem são higienizar, hidratar e proteger. Diariamente, estas etapas devem ser fielmente cumpridas para mantê-la saudável. Não esqueça que a genética influencia no envelhecimento. Portanto, caso você tenha predisposição à problemas de pele, redobre os cuidados e consulte regularmente um dermatologista.

Veja, a seguir, algumas dicas preciosas para manter a pele jovem:

Use filtro solar diariamente

A exposição diária e excessiva ao sol  faz a pele envelhecer mais rápido, além de ocasionar manchas e contribuir para o surgimento do câncer de pele. Por isso, aplique filtro solar todos os dias, preferencialmente pela manhã.

A quantidade deve ser o bastante para preencher uniformemente todas as áreas em que haverá exposição direta ao sol, oferecendo uma atenção maior ao rosto e à região dos ombros e do colo.

Evite a ingestão de álcool

O álcool é um dos principais causadores das rugas prematuras, da perda de colágeno e da desidratação. E tudo isso pode deixar a pele mais envelhecida do que ela realmente é. Caso não consiga eliminar totalmente o consumo, limite-o, e procure ingerir água entre um drink e outro.

Mude seus hábitos durante o banho

Tente evitar ao máximo o contato da sua pele com água muito quente e sabonetes detergentes em barra. Estes fatores removem a camada de água e óleo protetoras da pele, levando-a a ressecar e “enrugar”.

Opte por sabonetes líquidos que sejam específicos para a sua pele: para as oleosas, escolha os sabonetes à base de ácido salicílico, que contraem os poros, e, para as normais e secas, os sabonetes que contenham hidratante.

Não fume

Parar de fumar evita rugas, sim. As substâncias tóxicas do cigarro aumentam a degradação do colágeno, que é o responsável por deixar a pele firme e uniforme. Além disso, o ato de fumar auxilia no aparecimento de rugas de expressão, como o conhecido “código de barras”, localizado ao redor da boca.

Hidrate-se

Tanto de forma interna quanto externa, o corpo precisa ser hidratado. Tome, ao menos, dois litros de água por dia e utilize cremes hidratantes em todo o corpo, após o banho.

Estes cremes hidratantes devem ser adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e para o resto do corpo. Peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se utilizar produtos oil-free e à base de água.

Alimente-se de forma saudável

Para manter a pele jovem, invista em uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Estes alimentos ajudam a desintoxicar o organismo, deixando a pele mais limpa e luminosa.

De forma externa, um creme umectante noturno pode ser utilizado para nutrir a pele, acompanhado de um produto exclusivo para a área ao redor dos olhos.

Tratamentos para manter a pele jovem

Existem procedimentos dermatológicos que promovem resultados bastante eficazes na obtenção de uma pele mais jovem.  Conheça alguns deles:

Luz Intensa Pulsada: esta é uma tecnologia nova que usa a luz como fonte de calor intensa para o tratamento de lesões superficiais e profundas da pele. Pode ser utilizada em diversas áreas do corpo, como face, dorso das mãos, colo e pescoço.

Toxina botulínica: a substância diminui as contrações musculares da face que dão origem às rugas. É comum ser aplicada na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, onde se formam os “pés de galinha”.

Peeling de diamante: o peeling de diamante tem o intuito de renovar as células, devolver a elasticidade da pele, clarear manchas superficiais e amenizar rugas suaves. O procedimento faz uma microdermoabrasão superficial. Para isso, utiliza uma ponteira diamantada de um aparelho para promover a esfoliação.

Radiofrequência para o corpo: o tratamento age através da geração de calor na pele, que induz a formação de colágeno. Além disso, aumenta a vasodilatação e a descompressão dos tecidos, melhorando a flacidez, celulite e fibroses. A radiofrequência pode ser feita na face, nos braços, no abdômen, nas coxas, no culote, nos flancos e nos glúteos.

Carboxiterapia: consiste na aplicação de gás carbônico sob a pele para tratar a celulite, a flacidez e as estrias. O gás carbônico é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta muito a circulação do local onde é aplicado. Com uma circulação melhor, chega mais oxigênio e nutrientes para a pele, que cicatriza melhor e produz mais colágeno.

Todas estas dicas são úteis e importantes para manter a pele jovem e saudável. Contudo, caso você tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, consulte um dermatologista para obter orientações personalizadas sobre como cuidar da sua pele.