Facebook Pixel

03/11/2017 publicado por

Limpeza de pele: é importante ter esse cuidado

Limpeza de pele: é importante ter esse cuidado

A limpeza de pele tem como maior objetivo remover as impurezas acumuladas nos poros do rosto e do corpo. O procedimento pode ser realizado em todos os tipos de pele e é indicado para a remoção de cravos, espinhas e células mortas. A limpeza de pele é bastante eficaz na manutenção de uma pele macia e saudável.

Cuidados com a limpeza de pele em casa

A pele da face e do corpo está, quase sempre, exposta a fatores que influenciam a sua saúde, como o estresse, a alimentação e a desordem hormonal. Além disso, existem os fatores externos, como a exposição ao sol, à poluição, aos resíduos e, em algumas situações, à maquiagem.

E, para que a pele não sofra tanto com todos estes fatores, é preciso manter uma rotina de limpeza de pele diária, com cuidados como a escolha do sabonete e do adstringente específicos para cada tipo de pele.

Outra rotina muito importante é realizar uma limpeza de pele mais profunda, com produtos de maior qualidade e que garantem maiores resultados. Nesse momento, também é preciso consultar um dermatologista para fazer uma avaliação da pele e a escolha correta do procedimento.

Veja, a seguir, como cuidar da sua pele em casa:

  • lave o rosto pela manhã com sabonete neutro, aplique um tônico com algodão, use hidratante para o dia e não esqueça do filtro solar;
  • evite excessos, de qualquer tipo. Até mesmo o excesso de cuidados com a pele;
  • alimente-se de maneira saudável, evitando frituras e açúcares, principalmente;
  • beba, no mínimo, oito copos de água por dia;
  • não durma com maquiagem;
  • evite o fumo e as bebidas alcoólicas;
  • evite, ao máximo, a exposição solar sem proteção a qualquer hora do dia.

Dica extra: faça uma limpeza caseira profunda de duas a três vezes por semana. Veja essa receita para todos os tipos de pele:

  1. lave o rosto com o sabonete neutro e seque;
  2. coloque água bem quente em um recipiente, cubra o rosto e o recipiente com a mesma toalha, mantenha a cabeça cerca de 45 centímetros distante da água, em contato somente com o vapor por três minutos;
  3. aplique o esfoliante e esfregue suavemente com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares por todo o rosto. Faça isso por aproximadamente cinco minutos. Quem tem pele muito oleosa, não deve exceder um minuto para não estimular mais a produção de sebo.

Consulte um dermatologista!

Antes de começar qualquer tratamento de pele, é sempre recomendável uma visita a um médico dermatologista de sua confiança.

A limpeza caseira não substitui a necessidade de se fazer a limpeza com um profissional. Para quem possui pele seca, é preciso consultar um médico ao menos uma vez por mês. Para quem possui a pele oleosa, é indicado agendar uma consulta ao menos uma vez a cada três meses.

Mas lembre-se, esta é apenas uma média. Somente a avaliação do dermatologista pode determinar corretamente os cuidados e intervalos entre as limpezas de pele para cada caso.

Os cuidados são indicados tanto para homens quanto para mulheres, e também para todos os tipos de pele. Seu rosto é seu cartão de visita. Uma pele bem cuidada é fundamental para nos sentirmos bem, seguros e confiantes.