Facebook Pixel

28/06/2018 publicado por

Depilação a laser é a melhor opção para remover os pelos do corpo?

Depilação a laser é a melhor opção para remover os pelos do corpo?

A depilação a laser é um método bastante eficaz para se livrar de vez dos pelos indesejáveis. É um procedimento bem seguro, quando realizado por um dermatologista. A depilação a laser é capaz de poupar a dor da depilação à cera, os machucados provocados pelas lâminas e o tempo gasto com a preocupação do crescimento dos pelos.

O procedimento pode ser realizado em todas as áreas do corpo, como nas axilas, virilha, pernas, braços, costas e face. A cada dia, mais homens estão aderindo ao procedimento, removendo os pelos da barba, que geralmente inflamam com o uso de lâminas. Mas como será que a depilação a laser é realizada?

Como é feita a depilação a laser?

A depilação a laser é um método realizado com aparelhos a laser ou por meio da Luz Intensa Pulsada. A luz emitida é atraída pela melanina da raiz do pelo, juntamente com o calor gerado, que é captado pela melanina. Isso resulta na eliminação do folículo piloso, o que impede o crescimento de um novo fio.

A depilação a laser atinge os pelos na fase mais ativa de crescimento, denominada fase anágena. No entanto, nem todos os fios encontram-se na mesma etapa, o que torna necessária a realização de diversas sessões. Dessa forma, o número de sessões será indicado segundo a área tratada, referente a densidade dos pelos e do ciclo de crescimento dos mesmos.

O procedimento é um pouco doloroso e pode provocar ardência no local. Dessa maneira, é possível que, juntamente ao procedimento, seja utilizado um equipamento especializado que libera jatos de ar gelado, a fim de diminuir a dor.

Indicações e contraindicações da depilação a laser

O tratamento a laser é indicado para quem deseja remover os pelos de uma vez por todas. No entanto, acaba sendo contraindicado para quem passou por um bronzeamento recente, pois há o risco de ocorrer manchas na pele. As gestantes também devem evitar o procedimento durante a gravidez. Também é contraindicado para peles machucadas que apresentam feridas ou crostas.

O tratamento também não consegue eliminar pelos brancos, devido à falta de melanina.
Em casos de foliculite e pelos encravados, a depilação a laser é recomendada, pois, além de remover os pelos, trata a região, melhorando o aspecto e textura da pele.

Depilação para homens sim!

Atualmente, muitos homens estão aderindo à técnica, que elimina os incômodos causados pela quantidade indesejada de pelos, principalmente nas regiões das costas, ombros, peito, orelha, nariz e barba. Além disso, a procura masculina vem sendo cada vez maior pelos homens que praticam esportes como a natação, pois os pelos acabam interferindo na eficiência da atividade.

Os pelos podem voltar após a depilação definitiva?

Em áreas onde o pelo é mais fino, os resultados podem se perder mais facilmente. Isso acontece porque o pelo atrai um pouco menos a energia do laser, dificultando a sua retirada.

É possível que os pelos voltem a crescer, também. As células totipotenciais são capazes de produzir um novo pelo, já que não “morreram” durante a depilação a laser por não possuírem melanina, a substância que capta a energia. Algumas alterações hormonais, como a gravidez, menstruação e o uso de algumas medicações, também podem estimular o nascimento de pelos. No entanto, vale ressaltar que cada caso é particular, devendo ser analisado separadamente pelo dermatologista.

Alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e deixe seu comentário.