Facebook Pixel

05/04/2018 publicado por

Como evitar estrias na gravidez?

Como evitar estrias na gravidez?

Para se evitar estrias na gravidez, é preciso seguir fielmente alguns cuidados com a pele. Passar, diariamente, creme e óleos hidratantes, controlar regularmente o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas são alguns desses cuidados que podem ajudar a evitar, ou, pelo menos, reduzir a intensidade do problema durante a gravidez.

As estrias na pele são comuns durante o período gestacional, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas. Elas consistem em pequenas linhas de cor rosada que aparecem na pele e que, mais tarde, tendem a ficar esbranquiçadas. Estas linhas finas são, na realidade, cicatrizes que se formam quando a pele estica de forma rápida, em um curto espaço de tempo, devido ao crescimento do bebê.

A grande maioria das mulheres tem estrias durante a gravidez. Para tentar prevenir o seu aparecimento, é recomendado que se siga algumas dicas. Continue lendo este artigo e saiba quais são elas.

Dicas para evitar estrias na gravidez

Usar cremes e óleos hidratantes

Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E, adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele durante a gravidez, reduzem as chances do aparecimento de estrias, pois aumentam a elasticidade da pele.  Os componentes devem ser aplicados a partir do quarto mês de gravidez, em áreas que sejam propensas a estrias, como os glúteos, coxas, abdômen e seios.

Aplicar massagens na barriga e nas mamas

Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas também ajuda a evitar as estrias, pois oferece uma melhor elasticidade à pele e ajuda a ativar a circulação sanguínea nestas regiões. É importante que estas massagens sejam feitas diariamente. É mais fácil realizá-las após o banho e com a ajuda de um creme ou óleo.

Usar roupa íntima apropriada

É necessário utilizar roupas íntimas que permitam segurar bem a barriga e ajudem a suportar as mamas, para reduzir as chances do aparecimento de estrias. Além disso, usar roupas largas e de algodão também é importante para facilitar a circulação sanguínea.

Ingerir alimentos ricos em vitamina C e E

Os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, contêm alta concentração de substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo, também, para o fortalecimento do órgão e combate às estrias.

Os alimentos ricos em vitamina E, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, servem para proteger as células do organismo. Estes alimentos também são antioxidantes que oferecem propriedades anti-envelhecimento para a pele.

Controlar o peso durante a gravidez

Controlar o peso durante a gravidez também ajuda a evitar estrias na gravidez. Para tanto, é necessário que a gestante acompanhe regularmente o seu peso e que mantenha uma dieta saudável e equilibrada, rica em legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e ovo, evitando os alimentos com excesso de gorduras e açúcares.

Além disso, é preciso beber, aproximadamente, dois litros de água por dia, para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele, ajudando, também, a evitar o surgimento de estrias. A pele desidratada é sempre mais propensa ao seu aparecimento.