Facebook Pixel

04/03/2018 publicado por

Os poderes da babosa para a pele

Os poderes da babosa para a pele

Os benefícios da babosa para a pele são inúmeros. Pode acreditar. Esta é uma planta medicinal rica em vitaminas e minerais que também é conhecida pelo seu nome científico: Aloe vera. Ela pode ser utilizada em diferentes tratamentos de beleza, especialmente para melhorar a saúde da pele.

A babosa pode ser encontrada em diversos cosméticos, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres e mercados. Além disso, a planta pode, ainda, ser facilmente cultivada em casa, pois não precisa de cuidados muito especiais. O principal uso da babosa está associado aos tratamentos para hidratação e nutrição da pele.

Principais benefícios da babosa para a pele

Hidratação natural

A babosa é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Além disso, possui propriedades hidratantes e regeneradoras, além de antioxidantes e revigorantes, sendo um excelente hidratante para pele.

Queimadura solar

Por ser extremamente hidratante, a babosa auxilia no processo de recuperação de queimaduras solares, oferecendo alívio e refrescância para a área atingida pela exposição excessiva ao sol. Mas é importante ressaltar que a babosa deve ser utilizada como um complemento ao tratamento indicado por um dermatologista para a recuperação de queimadura solares.

Anti-inflamatório e antibiótico natural

Um dos benefícios da babosa para a pele é que ela tem ação semelhante à dos esteroides, como a cortisona. Porém, não apresenta os efeitos colaterais desses medicamentos, que são anti-inflamatórios e antibióticos. A seiva da planta também apresenta uma alta capacidade antibactericida e antiviral, que elimina os causadores das infecções da pele.

Ameniza as rugas

A babosa possui propriedades que estimulam a produção de colágeno, substância responsável por manter a elasticidade da pele. Assim, quando utilizada regularmente, a planta pode diminuir a profundidade das rugas e até suavizar algumas marcas de expressão nos olhos, testa ou boca.

Dica de como usar a babosa para eliminar rugas

Aplique, com os dedos, uma pequena porção da seiva da babosa sobre os locais das rugas e das marcas de expressão, como no canto dos olhos, ao redor dos lábios ou na testa. Faça uma leve massagem sobre esses locais e deixe agir por 5 a 10 minutos. Por fim, remova com água fria e um sabão neutro.

Demaquilante

A babosa é uma forma natural de remover a maquiagem da pele, pois não utiliza químicos e ainda hidrata a pele, ao mesmo tempo que alivia a irritação provocada pelas substâncias da maquiagem.

Dica de como usar a babosa como demaquilante

Coloque um pouco da seiva da babosa em um pedaço de algodão e faça movimentos leves sobre as regiões do rosto com maquiagem. Por fim, lave o rosto com água morna e um sabão neutro.

Limpeza profunda da pele

A babosa funciona como uma excelente base para um esfoliante, pois, além de hidratar a pele, fornece oxigênio, que é importante para manter as células mais profundas da pele fortes.

Dica de como usar a babosa em uma limpeza profunda

Para usar a babosa para a pele, misture duas colheres de sopa da seiva da babosa com uma colher de sopa de açúcar ou bicarbonato de sódio. Logo após, esfregue a mistura no rosto ou em outras partes mais secas da pele, como cotovelos ou joelhos, por exemplo. Remova a mistura com água e um sabão neutro. Repita o procedimento de duas a três vezes por semana.

Cicatrização

A babosa ajuda a fechar feridas, auxiliando na cicatrização, desinchando o local e eliminando os microorganismos presentes no ferimento, diminuindo, assim, os riscos de alguma infecção. Antes de utilizar a planta como cicatrizante, é necessário higienizar o local da ferida. A babosa auxilia, ainda, na suavização das marcas de cicatrizes, mantendo, assim, uma pele mais bonita e saudável.

Picadas de insetos

Pode-se passar a babosa sobre a parte da pele que começa a coçar e ficar irritada pela picada de um inseto. Ela aliviará o inchaço e a coceira do local. Apesar de o produto ser completamente natural, vale ressaltar que, caso a pele seja sensível e apresente alergias em contato com os componentes da babosa, aconselha-se, antes de tudo, uma consulta com um médico dermatologista para avaliar o correto uso da planta.