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19/10/2017 publicado por

Alimentos que contribuem para a beleza e saúde da pele

Alimentos que contribuem para a beleza e saúde da pele

Por ser o maior órgão do corpo humano, a saúde da pele merece todos os cuidados. A pele, também, é uma importante barreira entre os ambientes internos e externos ao organismo. Outra função que ela desempenha é a regulação da temperatura, além das atividades no sistema imunológico.

Os alimentos que ingeridos têm reflexos imediatos na saúde da pele e do corpo como um todo. Algumas deficiências nutricionais geram lesões na epiderme, que são rapidamente curadas após a ingestão correta de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais.

Má nutrição x Saúde da Pele

Se a sua alimentação não anda bem, de nada adianta gastar dinheiro com tratamentos estéticos avançados. A pele e o cabelo refletem sempre o estado nutricional do seu organismo.

Vitaminas C, E, betacaroteno e minerais como o selênio são importantes porque possuem antioxidantes que combatem os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

Abuse de frutas e hortaliças!

Para identificar se a sua pele está sofrendo com a falta de nutrientes, preste atenção nos seguintes sintomas:

  • descamação;
  • Vermelhidão ou ardência;
  • Excesso de oleosidade e acne;
  • Hiperpigmentação;
  • Perda de uniformidade e textura irregular da pele;
  • Falta de luminosidade e viço.

Como reverter os sintomas de uma pele doente

Evite exposição excessiva ao sol e o consumo de cigarro e álcool. A alimentação correta e a ingestão adequada de água são fundamentais para todo o funcionamento do corpo. A pele bonita será apenas uma consequência. Higienize o rosto com sabonetes específicos e use hidratantes com proteção solar. estes são alguns hábitos imprescindíveis.

Veja essas dicas de alimentos para manter a saúde da pele:

  • Água: um dos principais ingredientes para a saúde da pele, pois gera a hidratação necessária para evitar o aparecimento das rugas.
  • Frutas vermelhas:  morango, romã, mirtilo, framboesa e amora são ricos em antioxidantes que protegem a pele dos radicais livres.
  • Folhas e vegetais verdes: também são ricos em antioxidantes, betacaroteno, ácido fólico e magnésio, que combatem o envelhecimento da pele.
  • Leite: o cálcio, presente nos laticínios, nas folhas verde-escuras e na sardinha, é outro mineral essencial.
  • Tomate: rico em licopeno e betacaroteno, ajuda a prevenir o envelhecimento.
  • Linhaça: fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras. Ajuda na hidratação da pele, principalmente em regiões mais propícias ao ressecamento e possíveis rachaduras, como os pés.
  • Soja: ativa o colágeno da pele, pois tem arginina, que possui ação imunoestimulante.

Para conhecer outros alimentos que contribuem para a saúde da pele, clique aqui.

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