Facebook Pixel

19/03/2018 publicado por

3 passos para reduzir a oleosidade da pele

3 passos para reduzir a oleosidade da pele

Quando a ideia é reduzir a oleosidade da pele, o combo higienização, hidratação e proteção vem com tudo. A higiene da pele oleosa, por exemplo, deve ser parte essencial da rotina. E não somente a partir do uso de um demaquilante e um sabonete específico, mas também com a ajuda de um processo mais profundo e frequente de limpeza de pele.

Os poros dilatados, característicos desse tipo de cútis, absorvem mais impurezas no dia a dia do que uma pele mista ou seca. Por isso, é necessário limpar os poros para evitar a acne e, de quebra, até mesmo o surgimento de rugas antes da hora.

Siga esses três passos para reduzir a oleosidade da pele

Higienização

A higienização adequada é fundamental para reduzir, de forma externa, a oleosidade da pele. O hábito ajuda, até mesmo, no combate às secreções internas das peles oleosas. Ela evita a obstrução e o entupimento das glândulas sebáceas.

O principal cuidado para um rosto oleoso é lavá-lo no máximo duas vezes ao dia com gel de limpeza, em água fria, preferencialmente com ativos como ácido salicílico e enxofre. Esse cuidado irá ajudar a controlar o excesso de brilho, pois os componentes são secativos e anti-inflamatórios.

É possível, também, utilizar loções secativas, como um tônico adstringente. Mas dê preferência para os produtos sem álcool na fórmula e que contenham propriedades anti-inflamatórias.

Hidratação

A hidratação contribui para reduzir a oleosidade da pele. É importante escolher hidratantes de textura leve e que não sejam gordurosos. Produtos com ácido hialurônico e com funções calmantes são os mais indicados.

Para acabar com a pele oleosa, é indicado, também, utilizar loções hidratantes que tenham em sua composição elementos como o sérum, que atua como um rejuvenescedor. Outros hidratantes que apresentem peróxido de benzoíla ou ácido salicílico ajudam no combate à formação de acne.

Proteção

Evite se expor ao sol e use filtro solar todos os dias. Esta prática lhe protege, ainda, do câncer de pele e do envelhecimento precoce.

Dê preferência aos produtos com textura “matte”, livres de óleo em sua composição e não comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros. O fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30. Tanto o sol quanto o calor em excesso estimulam o funcionamento das glândulas sebáceas, favorecendo o aumento da oleosidade.

Tratamentos dermatológicos para peles oleosas

Existem tratamentos dermatológicos bastante eficazes para reduzir a oleosidade da pele:

Limpeza de pele

A limpeza de pele tem como objetivo remover impurezas e é especialmente indicada para reduzir a oleosidade da pele. A limpeza profissional remove cravos e miliuns (pequenos cistos de cor branco amarelada), além de células mortas. O tratamento ajuda, ainda, a manter a pele macia e saudável. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer parte do corpo, como colo e costas.

Peeling químico

Os peelings químicos utilizam os ácidos retinoico e salicílico, os quais são benéficos para amenizar a oleosidade da pele. O procedimento é realizado através da aplicação das substâncias ácidas na superfície da pele. São usados para promover a esfoliação e a descamação da cútis, com posterior regeneração do tecido, melhorando sua textura.

Luz Intensa Pulsada

A luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e promove o fechamento dos poros. Este tratamento deixa a pele sensível, por isso, é preciso aplicar protetor solar e evitar o sol nos primeiros dez dias após o procedimento. Do contrário, os poros voltam a ficar abertos. A aplicação de luz pulsada pode ser feita uma vez por mês e tem resultados gradativos, ou seja, repetindo o tratamento com frequência, os poros tendem a permanecer menores.

Laser CO2 Fracionado

Em casos mais acentuados de pele oleosa, em que há associação com cicatrizes de acne, o ideal é tratar com o Laser CO2 Fracionado, que penetra nas camadas mais profundas da pele e acelera a renovação celular, além de recuperar as áreas marcadas pela acne.