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17/02/2018 publicado por

18 alimentos que hidratam a pele

18 alimentos que hidratam a pele

Ingerir alimentos que hidratam a pele é fundamental para manter o maior órgão do corpo humano saudável e com um aspecto bonito. Além disso, manter-se hidratado é indispensável para que o metabolismo esteja sempre em ordem e evitar problemas de saúde, como tontura e pressão baixa.

A forma como a pessoa se alimenta influencia, e muito, na sua aparência. Assim como exagerar em alimentos gordurosos, doces, refrigerantes, etc. contribui com o aparecimento de problemas de pele, uma alimentação saudável e balanceada só faz bem para a cútis. Daí a importância de saber escolher os alimentos que hidratam a pele e trazem benefícios para o organismo inteiro. Quer saber quais são eles? Então, continue lendo este artigo!

Conheça 18 alimentos que hidratam a pele

Alguns alimentos são verdadeiros aliados da boa aparência da pele, pois possuem nutrientes e vitaminas que ajudam a deixar a cútis mais saudável, bonita e hidratada.

Mas é importante ressaltar que o consumo desses alimentos deve representar, no máximo, 10% do consumo diário de água. A ingestão de água é essencial para regular uma série de funções no organismo. Sem esse líquido, vários sistemas vitais são comprometidos, desde o controle da temperatura corporal até a circulação sanguínea. Portanto, é preciso pensar nestes alimentos como aliados para manter a pele e o organismo inteiro hidratados.

A seguir, veja uma lista de 18 alimentos e suas respectivas quantidades de água:

Melancia

A melancia possui 92% de água. Além disso, a fruta também concentra vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e a pele, previnem infecções e combatem radicais livres. Cálcio, ferro e fósforo estão no time de minerais presentes na melancia. O primeiro fortalece os ossos. Os últimos, melhoram as funções cognitivas.

Abacate

O abacate cru possui 83,8% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, vitaminas C e E, e gorduras monoinsaturadas em sua composição, que ajudam aumentar a umidade da pele.

Arroz integral cozido

O arroz integral cozido possui cerca de 70,1% de água, além de fósforo, potássio, manganês, cobre, zinco, tiamina e piridoxina, carboidratos e as fibras, que ajudam a saciar a fome e colaboram no funcionamento do intestino.

Abóbora

A abóbora cozida é 86,4% composta por água. O legume, em sua versão cozida, é rico em fósforo, fibras e em potássio, que ajuda no batimento cardíaco e no bom funcionamento dos músculos.

Abobrinha italiana

A abobrinha italiana contém 93,9% de água, além de possuir fósforo e potássio.

Acerola

A acerola é uma fruta que possui 90,5% de água e carotenoides, que são os precursores da vitamina A. Dentre outras funções, atua diretamente na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina. Além disso, a fruta possui concentrações de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, niacina e vitamina C.

Agrião

O agrião tem, também, uma grande quantidade de água em sua composição, cerca de 93,9%. Além disso, contém cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, potássio, vitamina C e fósforo.

Banana-prata

A banana-prata é uma fruta que possui 71,9% de água, além de carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Batata inglesa cozida

Este alimento possui 86,4% de água, além de carboidratos, que colaboram para fornecer energia ao organismo, fósforo e potássio.

Brócolis cozido

A verdura, na sua versão cozida, possui 92,6% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

Cenoura crua

O legume possui 90,1% de água, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Couve-flor cozida

A couve-flor, após cozer, permanece com 94,3% de água. O alimento ainda é rico em fibras, fósforo, potássio e vitamina C.

Espinafre cru

Possui 94% de água, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Feijão carioca cozido

Este tipo de feijão possui 80,4% de água, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina.

Laranja-pera

A laranja-pera é uma fruta que possui 89,6% de água, além de cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Pepino cru

O pepino cru não poderia ficar de fora da lista dos alimentos que hidratam a pele. Ele possui 96,8% de água em sua composição, além de fósforo e potássio.

Pimentão amarelo cru

O pimentão amarelo tem 91,9% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e carotenoides.

Tomate cru e com semente

O tomate cru e com sementes contém 95,1% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. É uma fruta que também é rica em licopeno, que ajuda a combater os radicais livres do organismo.