Facebook Pixel

18/11/2017 publicado por

10 dicas para prevenir rugas e linhas de expressão

10 dicas para prevenir rugas e linhas de expressão

Prevenir rugas e linhas de expressão é a melhor forma de manter a pele bonita e com aspecto saudável.

As chamadas linhas de expressão normalmente aparecem mais cedo do que as rugas, especialmente nos locais em que o rosto é mais expressivo, como ao redor da boca, da testa e dos olhos. Com o tempo, a pele perde colágeno e elastina, responsáveis por sua sustentação, e as linhas de expressão vão ficando cada vez mais profundas.

O efeito de “pé de galinha” e o “bigode chinês” são dois tipos de linhas de expressão muito comuns, que podem se agravar com maus hábitos, como exposição desprotegida ao sol e o consumo de cigarro e/ou álcool.

Já as rugas representam um problema mais avançado. Existem dois tipos principais: as elásticas permanentes e as gravitacionais, e as causas para cada uma delas são diferentes.

As rugas elásticas permanentes acontecem por conta do envelhecimento genético e podem ser agravadas pela exposição solar ao longo da vida, surgindo, principalmente, nas bochechas, lábio superior e pescoço.

As rugas gravitacionais são inevitáveis e aparecem nas laterais do rosto, especialmente nas pessoas que possuem pele seca, a qual é mais fina. Elas são causadas pelo impacto da gravidade na pele.

Confira 10 dicas para prevenir rugas e linhas de expressão

Existem diversas maneiras de prevenir rugas e linhas de expressão. Veja, abaixo, algumas delas:

  1. Utilizar dermocosméticos: principalmente os cremes anti-idade são eficazes no combate ao envelhecimento. É importante investir em produtos à base de retinol, antioxidantes e vitaminas C e E.
  2.  Investir em procedimentos: é possível realizar procedimentos como peelings, laseres, luz pulsada, dentre outros. Todos eles possuem o intuito de tratar e prevenir rugas e linhas de expressão.
  3.  Evitar exposição prolongada ao sol: o sol é um dos principais inimigos no combate ao envelhecimento da pele. Caso seja preciso se expor aos raios solares, aplique filtro solar de três em três horas.
  4.  Esfoliação periódica: faça uma esfoliação no rosto e no pescoço para melhorar a regeneração da pele. Aplique o produto esfoliante nestes locais e faça movimentos leves e circulares. Depois, enxágue com água fria ou morna. Um dermatologista indicará quantas vezes é necessário realizar este procedimento, pois realizá-lo em excesso pode ser prejudicial à pele e causar maiores danos.
  5.  Evitar banhos muito quentes: a prática pode ajudar no aparecimento de rugas pois a flacidez da pele e a deixa mais sensível. Procure tomar banhos mornos.
  6. Evitar esfregar a toalha no pescoço e no rosto: a prática pode ser prejudicial à pele, comprometendo a elastina (proteína que garante a elasticidade da pele). Seque a pele com “batidinhas” pelo corpo.
  7. Não dormir com maquiagem: é importante remover a maquiagem antes de dormir para que a pele possa “respirar”. Após a remoção de maquiagem, pode-se aplicar um creme específico ou um óleo para a prevenção dos sinais do tempo.
  8. Evitar o consumo de álcool e cigarro: o consumo excessivo de álcool e cigarro é prejudicial à saúde em geral, assim como o é para a pele. Essas substâncias aceleram o processo de envelhecimento e privam o corpo de antioxidantes que contribuem para a produção do colágeno.
  9. Evitar expressões faciais repetitivas: algumas expressões exageradamente repetitivas podem levar ao aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão. É necessário tentar manter o rosto e o pescoço relaxados o máximo de tempo possível durante o dia.
  10. Durma de barriga para cima: as pessoas que possuem o costume de dormir de barriga para baixo, ou até mesmo de lado, comprimem a lateral do rosto, podendo favorecer a formação de rugas e linhas de expressão.

Procedimentos para amenizar rugas e linhas de expressão

Para quem já sofre com rugas e linhas de expressão, o mais indicado é realizar os procedimentos que amenizam esses problemas.

Conheça alguns deles:

Luz Intensa Pulsada

É uma tecnologia que, assim como o laser, usa luz como fonte de calor intensa para o tratamento de lesões superficiais e profundas da pele causadas pelo fotoenvelhecimento em diversas áreas do corpo como face, dorso das mãos, colo e pescoço.

É indicada para tratar rugas finas, vasos faciais, rosácea, manchas solares, dano solar crônico, alteração de textura da pele e olheiras.

Para obter o máximo de eficácia no tratamento, recomenda-se a realização de três a quatro sessões, em média. Mas é comum observar os resultados desde a primeira aplicação.

Peelings químicos

São realizados através da aplicação de substâncias ácidas. O peeling químico promove a esfoliação e a descamação da pele, com posterior regeneração do tecido, melhorando sua textura.

São indicados para o tratamento de manchas, acne, atenuação de rugas finas e estrias. Além disso, o procedimento estimula a renovação do colágeno, que dá mais firmeza à pele.

Toxina botulínica

O componente ameniza a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Pode ser aplicada na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, onde se formam os “pés de galinha”.

Os resultados aparecem em cerca de 48 a 72 horas. Para a sua manutenção, sugere-se repetir a aplicação a cada três ou seis meses, segundo orientação médica.

Existem outros tratamentos que podem ajudar a amenizar e prevenir rugas e linhas de expressão. Para saber qual é o mais indicado para você, procure um dermatologista e marque uma consulta.